• :

História

Os Congressos de Contabilidade e Auditoria, organizados pelos Institutos Superiores de Contabilidade e Administração nacionais, desde 1978, foram ao longo dos últimos quarenta anos realizações marcantes na afirmação da Contabilidade e das ciências económicas no panorama científico nacional.

As diversas edições têm proporcionado um espaço privilegiado para a apresentação e discussão das diferentes perspetivas do pensamento contabilístico, promovendo o crescimento do conhecimento profissional, seja ele protagonizado pelos docentes ou pelos excelentes profissionais que os ISCA têm vindo a colocar no mercado de trabalho.

Os Congressos que têm vindo a ser realizados bianualmente pelos quatro Institutos Superiores de Contabilidade e Administração, evoluíram ao longo dos anos. Iniciaram-se como um espaço de debate centrado na Contabilidade e na teorização da prática, quando a problemática da normalização estava no seu início, passaram pelas diferentes fases subjacentes à evolução internacional da Contabilidade, e terminaram com as últimas realizações, nas quais predomina a sua afirmação como um ramo de conhecimento da área das Ciências Empresariais.

A história dos Congressos de Contabilidade e Auditoria está umbilicalmente ligada à história do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA). A intervenção do ISCA-UA na promoção destes eventos foi nuclear, o pioneirismo foi essencial à concretização do histórico de todos conhecido. Promover a organização de três das quatro primeiras Jornadas de Contabilidade, nos anos de 1978, 1984 e 1991, é algo marcante no panorama do crescimento do conhecimento científico da Contabilidade em Portugal, e fator de afirmação do ISCA-UA no panorama nacional.
Cientes da valia do percurso protagonizado ao longo dos últimos anos, esperamos estar preparados para responder aos desafios futuros, e o XVI Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) é um deles.

Aguardamos a vossa presença em Aveiro, e esperamos responder com brio, empenho e profissionalismo ao desafio de organizar um Congresso desta dimensão.
Uma última palavra de agradecimento para a Ordem dos Contabilistas Certificados, pela importante ajuda na organização do XVI CICA.


Cronologia das Organizações

I Jornadas de Contabilidade – Aveiro – 4 a 7 de dezembro de 1978
II Jornadas de Contabilidade – Aveiro – 5 a 12 de maio de 1984
III Jornadas de Contabilidade – Porto – 6 a 9 de novembro de 1985
IV Jornadas de Contabilidade – Aveiro – 17 a 19 de outubro de 1991
V Jornadas de Contabilidade – Porto – 9 a 12 de novembro de 1994
VI Jornadas de Contabilidade – Lisboa – 28 a 30 de novembro de 1996
VII Jornadas de Contabilidade e Auditoria – Coimbra – 19 a 21 de novembro de 1998
VIII Congresso de Contabilidade e Auditoria – Aveiro – 17 a 20 de maio de 2000
IX Congresso de Contabilidade e Auditoria – Porto – 20 a 22 de novembro de 2002
X Congresso de Contabilidade e Auditoria – Lisboa - 24 a 26 de novembro de 2004
XI Congresso de Contabilidade e Auditoria – Coimbra – 16 a 18 de novembro de 2006
XII Congresso de Contabilidade e Auditoria – Aveiro – 20 a 22 de novembro de 2008
XIII Congresso de Contabilidade e Auditoria – Porto – 18 a 20 de maio de 2011
XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria – Lisboa – 10 a 11 de outubro de 2013
XV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria – Coimbra – 11 e 12 de junho de 2015

As organizações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro:

I Jornadas de Contabilidade:



O então designado Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro tomou a iniciativa de, em junho de 1978, propor a realização das Jornadas de Contabilidade. Esta ideia percursora foi muito bem acolhida por um conjunto de personalidades de reconhecido mérito da Contabilidade e da Gestão, que vieram a assumir as funções de Comissão Organizadora, constituída pelo Doutor Gonçalves da Silva, Dr. Hernâni Carqueja, Dr. Carlos Mota, Dr. Alberto Pimenta, Dr. Rogério Fernandes Ferreira, Dr. Manuel Baganha e Dr. Joaquim José da Cunha, secretariados pelo Dr. Amílcar Amorim.
 
As Jornadas prolongaram-se por quatro dias, de 4 a 7 de dezembro de 1978, e foram realizadas no Auditório do Conservatório Calouste Gulbenkian, no Salão Cultural da Câmara Municipal de Aveiro, e em instalações da Universidade de Aveiro.
O programa científico incorporou uma sessão plenária de abertura, e um conjunto de sessões de apresentação de comunicações, distribuídas por nove mesas, e subordinadas aos seguintes temas:
1ª Mesa: A Contabilidade das Empresas Públicas e Cooperativas
2ª Mesa: A Contabilidade das PME
3ª Mesa: A Contabilidade e a inflação
4ª Mesa: A Contabilidade e a gestão dos Recursos Humanos
5ª Mesa: A Contabilidade e o Fisco
6ª Mesa: A Contabilidade e a Informática
7ª Mesa: Apreciação e Revisão de Contas
8ª Mesa: História, Metodologia e Didática da Contabilidade
9ª Mesa: Outros temas de Contabilidade e Gestão




Nas I Jornadas de Contabilidade participaram 449 congressistas, tendo sido apresentadas 60 comunicações. 

Paralelamente ao programa científico, foram organizadas duas exposições, uma integrando equipamento informático, a cargo dos principais fornecedores nacionais, e outra bibliográfica, tendo sido disponibilizadas as novidades de origem francesa, inglesa e espanhola, nas temáticas da contabilidade e da gestão.

Paralelamente à realização das Jornadas decorreu um programa cultural, integrando um serão cultural, uma exposição de pintura, uma visita à Vista Alegre e uma visita ao Museu de Aveiro.


II Jornadas de Contabilidade:



O Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, tal como aconteceu em 1978, tomou a iniciativa de organizar as II Jornadas de Contabilidade. O êxito alcançado com a primeira realização foi a justificação essencial que incentivou o retomar da iniciativa.
Seguindo a linha de organização que tão bons resultados proporcionou na anterior realização, promoveu-se a constituição de uma Comissão Organizadora, integrando Professores das áreas da Contabilidade e Gestão de reconhecido mérito, nomeadamente o Doutor Camilo Cimourdain de Oliveira, o Doutor Caetano Léglize da Cruz Vidal, o Doutor Gonçalves da Silva, o Dr. Hernâni Carqueja, o Dr. Joaquim José da Cunha, o Dr. Rogério Fernandes Ferreira e o Doutor Vitorino Magalhães Godinho, secretariados pelo Dr. Amílcar Amorim.
 
As II Jornadas de Contabilidade decorreram de 5 a 12 de dezembro de 1978, e foram realizadas no Auditório do Conservatório Calouste Gulbenkian e em instalações da Universidade de Aveiro (Centro de Estudos de Telecomunicações).
O programa científico incorporou uma sessão plenária de abertura, e um conjunto de sessões de apresentação de comunicações, distribuídas por nove mesas, e subordinadas aos seguintes temas:
1ª Mesa: A Contabilidade e os modelos de gestão
2ª Mesa: A Problemática da Planificação em Portugal e nas Comunidades
3ª Mesa: A Contabilidade e a inflação
4ª Mesa: Recursos Humanos, Contabilidade Micro-Social e Contabilidade de Excedentes
5ª Mesa: A Contabilidade e o Fisco
6ª Mesa: Contabilidade, Informática, Telemática e Burótica
7ª Mesa: Apreciação e Revisão de Contas
8ª Mesa: História, Metodologia e Didática da Contabilidade
9ª Mesa: Outros temas de Contabilidade e Gestão



Nas II Jornadas de Contabilidade participaram 410 congressistas, tendo sido apresentadas 41 comunicações (das quais 3 de autores brasileiros e 10 de autores espanhóis). Paralelamente ao programa científico foi organizada uma Exposição Bibliográfica e Documental designada "A Contabilidade do Passado ao Presente”, que integrou 520 referências bibliográficas. Foi igualmente organizado um Salão de Informática, Burótica e Equipamento de Escritório, em que participaram 25 firmas especializadas.
 
Paralelamente à realização das Jornadas decorreu um programa cultural, integrando um uma exposição de pintura, uma exposição de filatelia, diversas sessões de filmes, uma visita ao Museu de Aveiro. Foi igualmente proporcionado um programa social para os acompanhantes dos participantes nas Jornadas.
Com a conclusão das II Jornadas de Contabilidade inicia-se o processo de organização bienal e rotativa das Jornadas pelos Institutos Superiores de Contabilidade e Administração nacionais (Porto, Lisboa, Aveiro e Coimbra), definindo-se que as III Jornadas iriam ser organizadas pelo ISCAP.


IV Jornadas de Contabilidade:



As IV Jornadas de Contabilidade foram de novo organizadas pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro, entre os dias 17 e 19 de outubro de 1991, nas recém-inauguradas instalações do Instituto na zona de Santiago – Aveiro. A organização aproveitou a experiência de anteriores realizações, introduzindo-lhe os ajustamentos considerados essenciais.

Integraram a Comissão Cientifica das IV Jornadas de Contabilidade os Professores Doutores Camilo Cimourdain de Oliveira, Caetano Léglize da Cruz Vidal, Rogério Fernandes Ferreira e D. Henrique Hernández Peña, secretariados pelo Dr. Amílcar Amorim.

O programa científico incorporou uma sessão solene de abertura, e um conjunto de sessões plenárias de apresentação de comunicações, distribuídas por quatro mesas, subordinadas aos seguintes temas:
Tema I: A Contabilidade e os utentes da Informação Contabilística
Tema II: Consolidação de Contas
Tema III: Auditoria
Tema IV: Gestão

As mesas constituídas foram presididas pelo Dr. Joaquim José da Cunha (mesa I), Professor Doutor Camilo Cimourdain de Oliveira (mesa II), Professor Doutor D. Henrique Hernández Peña (mesa III) e Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira (mesa IV). 
 
Foram apresentadas 20 comunicações e participaram nas IV Jornadas 343 congressistas.




Paralelamente aos trabalhos das Jornadas foi organizada uma exposição de material informático e técnico, tendo a Biblioteca do ISCAA promovido uma mostra de livros técnicos. A empresa Datajuris, Lda. realizou um workshop sobre Bases de Dados, legislação, jurisprudência, doutrina e software para juristas.

As IV Jornadas de Contabilidade foram encerradas a 19 de outubro de 1991, em sessão final de encerramento presidida pelo Ministro da Educação, Eng.º Roberto Carneiro, que teceu considerações sobre a reforma do Sistema Educativo e suas implicações no ensino do País, com realce para o Ensino Politécnico.
 


VIII Congresso de Contabilidade e Auditoria:

Pela primeira vez com a designação de Congresso, organizou-se em Aveiro de 17 a 20 de maio de 2000, no Centro Cultural e de Congressos, com a presença de 392 participantes, o VIII Congresso de Contabilidade e Auditoria sob o tema "A contabilidade na viragem do milénio: da informação histórica, à informação on-line”. 

A estrutura funcional do Congresso colheu a experiência de anteriores organizações, e integrou uma Comissão Executiva e uma Comissão Cientifica, esta presidida pelo Professor Dr. Joaquim Ferreira Ribeiro e integrando ainda os quatro Presidentes dos Conselhos Científicos dos Institutos Superiores de Contabilidade e Administração do País (Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra).

O Programa científico do Congresso integrou:
Uma sessão de abertura
Três sessões plenárias
Um simposium sobre Normalização Contabilística em Portugal
Uma mesa redonda sobre a problemática da publicação científica em revistas nacionais de contabilidade e auditoria
Seis sessões paralelas

Na sessão de abertura foi proferida uma conferência pelo Diretor Geral dos Impostos, Dr. António Neves dos Reis sobre o tema "A Direção Geral dos Impostos na 
via da modernização”. As sessões plenárias, realizadas nos dias 18 e 19 de maio, foram protagonizadas pelos seguintes intervenientes:
Professor Doutor José António Gonzalo Angulo – Universidad de Alcalá de Henares
"A investigação em Contabilidade e as novas tecnologias”
Professor Doutor Victor Domingos Seabra Franco – ISCTE
"A oportunidade da comunicação registral da informação contabilística”
Professor Doutor Jorge Tua Pereda – Universidad Autónoma de Madrid
"Hacia el triunfo definitivo de las Normas Internacionales de Contabilidad?”
Professor Doutor Stephen A. Zeff – Rice University – Texas - USA
"A comparabilidade das Normas Internacionais de Contabilidade”

Realizou-se igualmente um Simposium com a participação dos organismos nacionais com poder de normalização contabilística, subordinado ao tema "Políticas de Normalização Contabilística em Portugal”, tendo estado presentes representantes do Banco de Portugal, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, da Comissão de Normalização Contabilística, da Comissão de Normalização Contabilística da Administração Pública e do Instituto de Seguros de Portugal.
Nas sessões paralelas foram apresentadas 60 comunicações distribuídas pelas seguintes temáticas:
A Contabilidade Ambiental e Social
A Contabilidade de Gestão e a Estratégia
A Contabilidade do Sector Público e das Organizações não Lucrativas
A Contabilidade e os Mercados de Capitais
A Contabilidade e os Sistemas de Informação
A Contabilidade Internacional
Análise e Gestão Financeira
Auditoria
Fiscalidade
O Ensino e a Investigação em Contabilidade
Relato Financeiro
Teoria e História da Contabilidade

No decorrer do Congresso realizou-se uma Mostra de Livros de Contabilidade, Auditoria, Finanças, Gestão de Empresas, Direito Comercial e Fiscalidade, bem como uma Mostra de Informática e Software de Gestão. Integrou o programa do Congresso um momento cultural protagonizado pelo Grupo de Musica Vocal Contemporânea do Conservatório de Musica de Gaia, na Igreja da Misericórdia de Aveiro.


XII Congresso de Contabilidade e Auditoria:


De 20 a 22 de novembro de 2008 realizou-se em Aveiro o XII Congresso de Contabilidade e Auditoria, estruturado sob o tema "A contabilidade na era global – respondendo à mudança”. Os trabalhos decorreram no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro e nas instalações do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, e contaram com a presença de 178 participantes.
 
A estrutura organizacional do Congresso integrou uma Comissão Organizadora e uma Comissão Cientifica, esta composta por vinte e seis especialistas em representação das Escolas de referência do ensino da Contabilidade e Auditoria em Portugal.

O programa do Congresso estruturou-se da seguinte forma:
Cinco sessões plenárias, que decorreram nos dias 20, 21 e 22 de novembro no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro;
Quatro sessões paralelas, que decorreram nos dias 20 e 21 de novembro nas instalações do ISCA–- UA.
Os palestrantes, os moderadores e os temas das sessões plenárias foram os seguintes:
"A informação financeira e o mercado de capitais”
Carlos Tavares – Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
Moderador: Nogueira Leite – Universidade Nova de Lisboa

"Tendências atuais da investigação em Contabilidade e Finanças Empresariais”
Beatriz Garcia – Universidad Autónoma de Madrid
Maria João Major – ISCTE
Ricardo Cunha – Universidade Católica
Moderador: Paulo Alves – Universidade Católica

"O novo Sistema de Normalização Contabilística e a sua implementação”
Domingos Cravo – ISCA-UA
Fernando Morais – Presidente da Associação Nacional de PME
João Pedro Santos – Direção Geral dos Impostos
Moderador: Victor Franco – ISCTE

"Desenvolvimentos recentes em Contabilidade – encontrámos soluções ou criámos problemas”
Mário Freire – CMVM
Tua Pereda – Universidad Autónoma de Madrid
Moderador: João Carvalho – IPCA



As sessões paralelas realizadas permitiram a apresentação de 105 comunicações, distribuídas pelas 12 áreas temáticas seguintes:
Contabilidade e Controlo de Gestão
Ensino e Investigação em Contabilidade
Finanças
Normalização Contabilística
Relato Financeiro
Serviço Público e Organizações não Lucrativas
Gestão e Organização
Responsabilidade Social Corporativa
Fiscalidade
Auditoria
Novas Tecnologias e Contabilidade
História da Contabilidade

No decorrer do Congresso foi organizada uma Mostra livreira, tendo igualmente sido disponibilizado um programa social para acompanhantes com visitas a lugares turísticos de referência da região de Aveiro.


Voltar